sábado, fevereiro 24, 2007

O seguro de vida



Parece cada vez mais evidente que José Sócrates vai repetir a proeza de Cavaco Silva em 1991, bisando a maioria absoluta.

Isto, se tudo correr normalmente...

O primeiro ministro está a conseguir passar a imagem de um lider jovem, moderno, empreendedor, reformista, que não tem medo de nada, nem de ninguém. Tão do agrado do eleitorado urbano de Lisboa e do Porto que, como se sabe, é quem elege os primeiros ministros deste país, conferindo, em alguns momentos, as tão confortáveis maiorias absolutas.

E a oposição, nomeadamente o PSD, não tem uma alternativa credível. Marques Mendes, continua agarrado ao modo de fazer política do final de década de 80, movendo-se, como peixe na água, no eleitorado rural, mas, nem aí, conseguindo mais votos dos que já seriam laranjas de qualquer modo.

Marques Mendes foi sempre um bom ministro. Seguro, eficiente, com o discurso afinado com os lideres. Raramente foi apanhado em falso.

Parece cada vez mais certo que não será primeiro ministro. E ele também o deve saber. Mas fará tudo para ir a eleições, porque a sua vida política já lhe ensinou que o que é hoje verdade, amanhã pode não o ser.

Quantos não diziam que seria impossível Durão Barroso e Santana Lopes chegarem à liderança do governo...

Mas, para já e até mais ver, Mendes não passa do seguro de vida de Sócrates.

Sem comentários: