domingo, julho 20, 2008

Marinho Pinto (com algum atraso...)


António Marinho Pinto (AMP) foi eleito Bastonário dos advogados por larga maioria. Embora tivesse moderado um pouco o seu discurso durante a campanha eleitoral, AMP foi sempre fiel aos seus principios. Nunca escondeu ao que vinha. Não dissimulou os estragos que podia causar.
A sua estratégia errática pode causar muitos problemas, mas foi essa a escolha dos advogados.
O problema da justiça não reside nos juízes, mas no governo. O problema não é o dinheiro gasto pela Ordem dos Advogados com a formação, mas a falta de um sistema de acesso à profissão que a dignifique, sem a massificar ainda mais.
AMP nunca teria um mandato fácil. Já se sabia. A sua inegável coragem, torna-se rídicula quando dispara em todas as direcções. Mas amplia-lhe a notoriedade. No resto, AMP não é um Bastonário diferente dos outros que, com maior ou menor frequência, comenta processos pendentes.
Porque AMP também é jornalista, as suas declarações nunca são inocentes. Ele sabe muito bem como se faz um título de uma noticia.
Mas a formação jornalística de AMP poderá ser também o seu fim. É que na sua escola a comunicação social não acabava com pessoas e instituições. E hoje acaba.
AMP deverá ter ainda outro problema... Como irá cumprir o que prometeu aos milhares de advogados que o elegeram?!?
Não apoiei AMP, mas tornou-se o meu Bastonário. E ainda o é.
Por agora...

Sem comentários: